Quadrinhos

Resenha | O Girassol e o Samurai

Compartilhar

capa-girassoleosamurai-divulgacao

Desde a imigração japonesa em nosso país, no início do século 20, a conexão entre Brasil e Japão se mantém ativa, gerando bons frutos culturais. O mercado brasileiro de quadrinhos se mantém aquecido e receptivo aos diversos mangás lançados por diversas editoras e, simultaneamente, a cultura japonesa, e tal ligação com o oriente, transforma-se em material para que quadrinistas brasileiros desenvolvam suas tramas baseadas nesta rica cultura.

Lançado pelo designer e ilustrador Eder Modanez de maneira independente, O Girassol e o Samurai apresenta uma breve história, situando o leitor sobre uma lenda folclórica em época que o sol havia sido roubado do céu e um guerreiro parte em uma jornada para resgatá-lo a procura de demonstrar seu valor perante o clã. A edição retoma um estilo popular na década de noventa, em uma era pré-internet: o formato do zine, produzido de maneira simples e artesanal. Um formato definitivo para que autores apresentassem seu projeto sem gastos excessivos na produção.

A simplicidade da edição, composta em preto e branco, tradicional ao mangá japonês, se alinha com sua narrativa. Nesta primeira história, o autor optou por desenvolver a motivação de seu personagem central. Uma narrativa breve baseada em uma lenda, carregada de metáfora sobre a força do samurai.  Uma história folclórica que evidentemente sintetiza a base da composição de seu personagem, fundamentando argumento central de uma trama que será explorada posteriormente e deve funcionar como força-motriz para a motivação e caráter de seu samurai.

De acordo com o próprio autor, a lenda foi inspiração para uma história que será desenvolvida posteriormente e terá o bairro da Liberdade, em São Paulo, típico e conhecido bairro oriental da capital, como cenário. Sendo esta história a introdução ao universo desenvolvido, bem como a ação inicial da personagem, uma história antes da história definitiva.

Modanez mantém o blog Gigante Guerreiro sobre seu trabalho com maiores informações para aqueles que se interessarem na leitura. Também é possível adquirir a edição diretamente com o autor.

osamuraigirassol-pag6-7

Thiago Augusto Corrêa

Apreciador de cinema, literatura, quadrinhos e música. Formado em Letras, escritor e metido a sabichão.
Veja mais posts do Thiago
Compartilhar