Reviews

Review | W/Bob & David - 1ª Temporada

Compartilhar

W Bob & David 1

Misturando pioneirismo dentro do formato de séries originais da Netflix, ao mesmo tempo em que  resgata o bom e velho formato de comédia via esquetes nonsense,  W/ Bob & David é um produto descompromissado com a moda atual.

A abertura da série guarda uma abordagem hermética, como era a orquestrada por Terry Gilliam em Monty Python: Flying Circus. A primeira esquete sequer é realizada por Bob Odenkirk e David Cross, o que possivelmente embaralha o ideário do espectador, não deixando claro qual a ideia do seriado. A justificativa para a multiplicidade de assuntos são as viagens no tempo, fator ignorado ao bel prazer dos produtores e astros que, em alguns pontos, seguem uma cronologia mal engendrada de propósito, servindo para fazer ainda mais troça dos programas televisivos normativos.

Como qualquer produto televisivo de entretenimento simples, há quadros que funcionam quase à perfeição e outros que sequer fazem rir, mas nada que seja particularmente comprometedor para a qualidade geral do produto. No segundo episódio, há mais uma versão de quebra da parede em que os dois atores e criadores da série explicam a platéia a intenção de seus momentos cômicos, envolvendo discussões esdrúxulas sobre a hipocrisia de realizadores brancos que resolvem falar sobre escravidão, como se fossem protagonistas de tal luta e, claro, fazem chacota das religiões extremistas, incluindo as dos próprios membros do elenco - cristianismo e judaísmo - se valendo dos detalhes esquisitos dos ditames sagrados pra fazer as gags comicas.

A saudade de realizar um programa juntos como o que ia ao ar nos anos noventa, além da profunda amizade da dupla, fez a equipe se reunir para essa espécie de revival de Mr. Show with Bob and David. Há quatro episódios com um elenco de outros humoristas, normalmente composto por Jay Johnston, Brian Posehn, Paul F. Tompkins, John Ennies, entre outros, que interpretam papéis dos mais esdrúxulos possíveis, em frente a uma plateia de fãs. Após o decorrer dos episódios nonsense encomendados, há a exibição dos detalhes das esquetes, através de um making of que mergulha fundo nas influências dos humoristas e nas suas intenções enquanto realizadores.

W/ Bob & David tem sucessos e fracassos em sua composição, servindo de alento aos aficionados pelo antigo programa, além de cercear a saudade de assistir os dois atores juntos em tela após tanto tempo, vez por outra apresentando ideias bobas, porém capazes ainda de gerar boas risadas na audiência.

Filipe Pereira

Filipe Augusto Pereira é Jornalista, Escritor, quer salvar o mundo, desde que não demore muito e é apaixonado por Cinema, Literatura, Mulheres Rock and Roll e Psicanalise, não necessariamente nessa ordem.
Veja mais posts do Filipe
Compartilhar