Review | Emily is Away

emilytop

Temos aqui algo que, para muitos, não se define como jogo. Por outro lado, na essência o é. Bem diferente do usual, sem fases, sem desafios, sem mortes. A jogabilidade é bem limitada, parte gráfica idem. Falando assim, parece horrível, mas te falarei dois motivos para jogar: 1) é de graça; e 2) é curtíssimo.

Emily is Away (EiA) se resume em te contar uma história com interface gráfica minimalista e jogabilidade bem restrita. Você encarna uma pessoa que conhece Emily. Vocês se conheciam da escola, mas agora cada um está num lugar diferente. Felizmente, a rede mundial de computadores (vulgo internet) está aí para diminuir as distâncias, e é nisso que o jogo se foca. Cada capítulo mostrará uma breve conversa entre você e Emily. A interface é extremamente simples, se restringindo à área de trabalho do computador e à janela do programa de bate-papo AIM (AOL Instant Messenger, semelhante ao famoso MSN).

Existe uma customização mínima, como escolha de nome, apelido, cor do texto e foto do perfil (figuras de ícones da cultura pop). A jogabilidade consiste em dar andamento à conversa, toda digitada no chat. Você deverá escolher o que dizer e “digitar” a conversa. Para isso, basta apertar quaisquer teclas que a conversa será escrita na tela. É uma sacada muito interessante para criar a imersão, pois o jogo é bem simples. Mesmo assim, não é longo o suficiente para cansar. Em menos de uma hora é possível finalizá-lo. Inclusive, existem variações no final, então vale a pena terminar mais de uma vez, e não há necessidade de rejogar desde o início.

Este é um daqueles casos em que uma história quer ser contada na linguagem dos videogames, e não seriam tão interessantes de outra forma. To the Moon,  Gone Home, A Bird Story, são outros bons exemplos com escopo muito maior que EiA. Este é um jogo simples com história simples, mas que tem seu valor. Aliás, supera as expectativas, considerando ser um jogo tão “pequeno”. Parabéns ao desenvolvedor Kyle Seeley. É de graça, não tem desculpa para não jogar. Pode ser baixado no site do jogo ou no Steam