[Especial] Demolidor

Demolidor Especial

Criado por Stan Lee e Bill Everett, Demolidor, O Homem Sem Medo, fez sua estreia em Abril de 1964, em uma revista própria e, desde então, permanece com um título na ativa. Na época de seu lançamento, a personagem se destacou entre as diversas criações da Marvel ao escolher como alter-ego um homem cego, conquistando leitores e ganhando status de representante dos leitores cegos que o admiravam pela força de superar problemas.

Representante da faceta urbana do estúdio, Demolidor é um heroi solitário. Trabalha sempre a favor da Cozinha do Inferno e raramente participa de grandes grupos. Um isolamento que proporciona um senso de urgência em suas histórias.

Dois períodos se destacam em sua trajetória: Ainda no intitulado Daredevil – Volume 1, abarcando a primeira numeração da revista, a fase de Frank Miller, responsável por desenvolver bases importantes para a personagem. No Volume 2, desenvolvido após um reinício númérico da série, estruturava-se uma sequência de roteiristas em fases elogiadas, compondo uma personagem coesa com grandes histórias. Kevin Smith, David Maack, Brian Michael Bendis, Ed Brubaker e Andy Diggle desenvolveram uma visão realista da personagem em tramas que situavam tanto o herói quando o alter ego Matt Murdock.

Em seguida, coube a Mark Waid reiniciar um terceiro volume de histórias, em uma elogiada fase que voltava a uma faceta aventureira da personagem, sem uma elevada carga de realismo e, ainda assim, equilibrada entre o histórico anterior e uma nova faceta.

Demolidor se mantém coeso devido a grandes roteiristas responsáveis por fases distintas e elogiadas da personagem. Um herói que agora encontra um novo público devido a série da Netflix e, como pode ser observado pelas críticas, claramente reverenciado por nosso críticos.

Quadrinhos

(1964 – 1965) Biblioteca Histórica Marvel: Demolidor – Volume 1
(1979 – 1971) Demolidor – Por Klaus Janson e Frank Miller – Volume 1
(1981 – 1982) Demolidor – Por Klaus Janson e Frank Miller – Volume 2
(1993) Demolidor: O Homem Sem Medo
(2001) Demolidor: Amarelo (Jeph Loeb e Tim Sale)
(2001) Demolidor: Revelado (Brian Michael Bendis e Alex Maleev)
(2004) Mercenário: Anatomia de Um Assassino
(2009) Demolidor Noir
(2011) Demolidor #1 (Mark Waid)
(2011) Demolidor #2 (Mark Waid)
(2011) Demolidor #3 (Mark Waid)
(2012) Demolidor – Fim Dos Dias

Filmes e Seriados

(2003) Demolidor – Versão do Diretor
(2015) Demolidor – Primeira Temporada

Podcasts

Vortcast #05 – Filmes da Marvel
Vortcast #22- Ben Affleck
Agenda Cultural #53: Angeli, Demolidor e Guerra Mundial Z